terça-feira, 31 de março de 2009

Estréia

Se eu vim mesmo ao mundo a passeio? Acho que sim e explico....

Ainda não andei de Balão, mas acho sensacional a idéia de acender uma chama e subir, ter a capacidade de controlar os movimentos de acordo com o vento. Se locomover com a liberdade de enxergar o macro. Mas estar preparado para uma micro surpresa da mãe natureza que pode mudar o curso da história.

Não freqüento a praia, mas amo viver em uma cidade que tem oceano. Toda vez que vejo o mar sempre imagino aonde ele vai me levar. Gosto da idéia de deixar o porto seguro em direção ao desconhecido. Me sinto livre. Apesar do medo do que pode vir adiante, tenho fascínio pela idéia de ir em frente, ir além, rumo ao novo e surpreendente.

Acho incrível como a vida da gente é uma imitação da sábia natureza. Deixamos pegadas na beira do mar e as ondas vêm e as apagam sem deixar nenhuma marca. Admiro cada vez mais as pessoas que conseguem andar de chinelo, relaxado com o presente, a vontade para olhar o futuro e confortável com o passado. Acho sensacionais as pessoas que tem a capacidade de deixar o passado no lugar do passado, tanto para as coisas boas como para os desafios, e que não carregam mágoas, frustrações, deixam o mar levá-las para longe e esperam de bom grado, pacientemente, o novo. Para mim, essa é a verdadeira liberdade de passear pela vida.

Aliás, comecei a construir este conceito ainda infância. Meus pais embora tradicionais e exigentes me ensinaram a importância do limite e do respeito, mas sem tolir a liberdade de ser eu mesma. Foi com eles que aprendi a sonhar e que só com atitudes os sonhos se tornavam realidade.

Lembram do Menudo, um grupo latino que fez o maior sucesso na segunda metade da década de 80? Aquele que lançou o Rick Martin? Eu era apaixonada por eles, fã de carteirinha e um dia a minha mãe leu na Revista Contigo que eles estavam promovendo um encontro com os fãs brasileiros. O pacote incluía uma noite no extinto Hotel Nacional, 1 hora com os integrantes do grupo e uma ida ao show do Maracanazinho de cadeira especial. Acreditem se quiser, meus pais acharam ótimo este ser o meu presente de aniversário e de repente lá estava eu, ao lado da minha mãe, fotografando, pegando autógrafos (o do Rick Martin está guardando até hoje), e cumprimentando os meus super ídolos.

Muita gente pode achar isso tudo uma bobagem, jogar dinheiro fora, mas eles não, nunca se preocuparam muito em seguir comentários dos vizinhos, mas sim em nos ensinar coisas para encarar as surpresas boas e os percalços do caminho. Lá em casa as regras sempre foram: reclame o mínimo possível de qualquer assunto, sua vida é muito boa e privilegiada para tal; seja generoso, ajude o próximo, valorize cada momento e agradeça a oportunidade de vivê-lo. O mais importante: não se compare com ninguém, em nenhum aspecto. Faça o seu exercício e viva a sua vida dignamente.

Depois do aprendizado inicial com a família, vivi dois grandes amores que me ensinaram mais alguns truques para encarar a vida como um grande passeio...foi com eles que aprendi a descer do salto arrogante, do olhar superior, crítico e preconceituoso que às vezes temos do que nos cerca. Por amor aprendi a calçar o chinelo de dedo e andar sem pressa, sem temor. Aprendi a curtir o presente, me livrar da ignorância e do medo do desconhecido e a enxergar o que está dentro de mim. Aprendi que a minha vida podia ser muito mais interessante se eu a construísse sem frustrações e arrependimentos. Aprendi que a nossa caminhada é igual à areia da praia, às vezes a gente afunda, mas com determinação da para seguir adiante. Os amores me ensinaram que apesar dos sentimentos acabarem, o que importa é o bem que fizeram e a herança que deixaram.

Ao longo da caminhada, fiz e tenho feito amigos muito especiais, alguns vieram ao mundo a passeio, outros não...mas é esta diferença que torna prazerosa a nossa convivência. Vivemos várias histórias de amor, drama e terror. Fazemos planos impossíveis. Realizamos sonhos. Temos debates polêmicos e outros superficiais. Tomamos coca-cola no Mc Donald´s, saideiras e saiderrrrissimas no Jobi. Enfrentamos desafios e momentos enlouquecedores. Gargalhamos e choramos juntos.

Mas o legal é que ao mesmo tempo que compartilhamos o prazer de viver alguma situação, temos um olhar e opiniões completamente diferentes. Através dos meus amigos, tenho a chance diária de aprender mais e mais sobre a alma humana.

Acho que vir ao mundo a passeio é ter várias válvulas de escape do cotidiano. O que mais gosto de fazer para isso é viajar. Muito. Para qualquer lugar. Conhecer o mundo e o interior de São Paulo. Mas às vezes o tempo e a grana não são suficientes e ai, faço a minha viagem no mundo da imaginação. Para isso recorro aos livros, às peças de teatro, aos filmes, e principalmente as séries de TV.

Sem me preocupar se é romance, drama ou ficção cientifica, quando tudo fica meio cinza, meio chato, são eles que me salvam. É assim que escapo da rotina, alimento as minhas idéias, renovo os meus sonhos e me encho de coragem e energia para persegui-los.

Falando em sonho, este blog é a realização de um antigo. Estou animadíssima com a produção dele (que só foi possível graças a paciência e ao talento da Sandrinha que cuidou carinhosamente do visual, superando as minhas expectativas).

Espero que gostem e participem ativamente. A idéia é que seja um espaço democrático, onde a gente possa contar histórias, compartilhar experiências, comentar sobre estréias interessantes e viagens inesquecíveis.

O blog está aberto aos amigos que quiserem postar, basta me mandar o texto e um pequeno perfil de vocês por email (claudia.ciuffo@gmail.com) que será publicado com o maior prazer. Só tenho um pedido: o preconceito, o radicalismo e o baixo astral não estão convidados a participar do nosso encontro.

Afinal, a proposta é fazermos um passeio interessante, divertido e muito bem humorado. Vamos aproveitar este momento para ler a vida de uma maneira mais leve, mais livre. Macro como no passeio de balão, surpreendente como sair do porto seguro, rumo ao horizonte e feliz ao optar por não olhar mais para o passado e focar nas pegadas do presente e nas surpresas do futuro.

Conto com vocês.

Beijão,

Claudinha

11 comentários:

  1. Amiga, que texto incrível!!!!!! Realmente inspirador, e gera horas de papo no boteco e reflexão. Os papos no boteco agora vão ficar mais raros, pelo menos por um tempo, mas a reflexão será constante, pode estar certa. E com uma boa webcam a gente pode tomar uns drinks virtuais, cada uma em algum lugar desse planetinha onde todos se conhecem. Que tal? Providencie sua webcam, a minha já tá pronta, marcamos o dia, a hora, gelamos as bebidas e conectamos, inaugurando a fase "Boteco Virtual" - rs. MSN, Skype... Qualquer meio tá valendo, o importante é a birita e a cia. ;-)
    No mais, desejo sucesso absoluto no seu blog, e lógico que tentarei contribuir sempre. Fiz minha primeira contribuição, que acabou ficando defasada. A segunda ainda não tive tempo e cabeça pra me concentrar e fazer, mas ela vai chegar, e outras contribuições virão.
    E pode estar certa de que contribuir com seu projeto foi um enorme prazer! Fico muito feliz por saber que vc gostou do resultado - sabe como é, não sou designer profissional - rs, mas fiz tudo com muita dedicação e carinho. ;-)
    Beijão, Sandrinha.

    ResponderExcluir
  2. Ah, a primeira contribuição que ficou defasada não foi o layout, ok? rs
    Foi o texto do filme do Benjamim Button. Lembra dele??? O do Slumdog estou devendo, mas esse é atemporal, pelo filme que é.
    Certamente verei o filme novamente, e escreverei sobre. ;-)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de chegar da sua celebração da estréia do Blog mix com despedida do trabalho e li o texto do Slumdog. DETERMINAÇÃO É A PALAVRA!!!!!!! ASSINO EMBAIXO TOTALMENTE!!!!! E PROVO COM ATITUDES O QUANTO ACREDITO NA PALAVRA 'DETERMINAÇÃO'!!!!! Demorou pra eu me reencontrar, mas acho que, finalmente, me reencontrei com essa marcante característica em mim, que me permitiu tantas conquistas. Estou finalizando meu processo de dar a volta por cima depois de um ano de provações que foi 2008. Não vai demorar pra eu estar na crista da onda novamente!!!! E sem o apoio e o carinho de amigas(os) como vc isso não seria mesmo possível, amiga! Superobrigada!!!!! :-)

    ResponderExcluir
  4. Querida amei!!!!
    Você tem muitas histórias pra contar e da sua maneira alegre e otimista elas são ainda melhores!
    Sucesso total!
    Bjs,
    Natalia

    ResponderExcluir
  5. Claudinha, vc arrasou com seu novo blog!!!
    Amei essa ideia e sempre que puder irei contribuir tambem!!
    Saudades, nos vemos em julho!
    P.S A cidade dos anjos sente a sua falta!!
    Beijoss
    Cami

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo Blog!
    Esta muito bom!

    Bjs,
    LeoAmato

    ResponderExcluir
  7. Super estréia ! Parabéns pelo sonho realizado :)
    Acho que a imagem da estrada é bem representativa: viver experiências ricas, que ficam guardadas com carinho, e sempre olhando pra frente, que o horizonte é promissor pra quem tem muita vontade de seguir em frente! Seus amigos estarão sempre aqui pra compartilhar contigo!
    Beijos e muuuuiiito sucesso !!
    Estelinha
    P.S. Sandrinha, show de bola o visual!
    P.S. 2: E o legal é que tem sempre algo que a gente ainda não sabia.. Adorei a história do autógrafo guardado de Rick Martin haha

    ResponderExcluir
  8. Amei!!! Sou privilegiada em poder te chamar de AMIGA na mas ampla concepcao da palavra. Ja estou com saudades. Vai mas volta, viu?
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por essa iniciativa,qualquer canal que gere troca de energia é indiscutivelmente um momento de prazer pois a comunicação é o combustível que nós precisamos para sermos verdadeiramente humanos.
    Sucesso no blog. Bjs.
    Ps. Por enquanto só estou conseguindo escrever aqui, mas aguarde as minhas contribuições!

    ResponderExcluir
  10. OI Claudinhaaaa...
    Demorei mas apareci rsrsrs.
    Olha, nem preciso dizer que o Blog esta 10, e a proposta esta maravilhosa. Quero sempre poder participar das suas histórias maravilhosas e desfrutar do seu alto astral contagiante.

    Vc sabe que amei a idéia desde o in~icio neh?

    Estou animada até para uma contribuição... quem sabe...
    Um Beijão de saudade!!!

    ResponderExcluir
  11. Existem pessoas para quem eu enxergo tecnologias novas e digo isto se encaixaria no perfil de Fulano.

    Ler o primeiro post do seu blog confirmou minha certeza, infelizmente não concretizada, de que se não tivessemos contato e eu explicasse a você o funcionamento de um blog, exatamente como expliquei uma tarde ( a muito tempo atrás em uma galáxia muito muito distante, dominada por malévolo imperador, rsrsrsrsrs ) que se você reiniciasse aquele maldito computador do escritório, tudo voltaria a funcionar, e você passou a faze-lo, me poupando tempo que infelizmente passei a dedicar aos "clones" idiotas a nossa volta, você iria usar esta ferramenta exatamente como está fazendo agora.

    Fiquei muito feliz de ter descoberto, ou melhor, de ter sido avisado de que o "Vim ao mundo a passeio" existia e como são 01:23 da manhã só li o primeiro post, mas tenho certeza de que todos os outros, simplesmente por te conhecer muito pouco, serão ou melhor terão a marca da Claudia Ciuffo, extrovertida, amiga, inteligente, prática e etc... que eu conheci, "a long time in a galaxy far far away".

    Bjs,

    Bené

    ResponderExcluir