segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Pois o homem raramente escapa ao seu destino"

Maria Helena e Oswaldo estavam as vésperas de comemorar 20 anos de casado. Maurício, o filho mais velho, tinha acabado de completar a maioridade e Natalia vivia o início da adolescência.Era o retrato da família feliz do comercial de Doriana. Sempre foram muito unidos e tinham uma convivência pacífica, carinhosa e amigável.

No verão de 2002, Maurício estreava o carro novo nas nights carioca,s quando por obra e graça do destino,maldito ou um benfeitor, encontra uma prima distante, que passava o férias na Cidade Maravilhosa. Não se viam desde crianças, mas Samantha, que sempre teve uma quedinha pelo primo mais velho, não hesitou em cumprimentá-lo.

O papo de amenidades durou até uma pergunta bombástica...

Samantha: Como está o namorado da sua mãe?

Maurício: Quem? Namorado de quem?

Samantha: O Carlos, namorado da sua mãe. Encontrei com eles semana passada, lá em Salvador. Manda um beijo para eles.

Maurício ficou atônito, mas disfarçou o susto inventou uma desculpa e foi correndo para casa. Não dormiu aquela noite. Quando os primeiros raios de sol despontaram, ele acordou a irmã e contou o acontecido.

Uma decisão deveria ser tomada.Aquela informação não poderia ser ignorada, afinal, não foi por acaso o encontro com a prima soteropolitana.

Na mesa do café da manhã, um filho confuso e ferido pergunta para a mãe quem era o seu namorado. Diante do olhar assustado de Oswaldo, Maria Helena chora envergonhada, contando a verdade.

Tinha conhecido Carlos em Salvador, quando passou uma temporada ajudando a melhor amiga a inaugurar seu novo negócio, uma delicatessen, em um dos shoppings mais chiques da capital baiana.

Seu coração ficou mexido e o romance engatou. A figura da mãe e esposa, naquele momento, ficou em segundo plano. Ali estava uma mulher pedindo desculpas por ter se apaixonado por outro alguém. Um ser humano, que como todos, está suscetível a ser trapaceado pelo seu coração.

Os dias que seguiram aquela refeição foram muito difíceis. Para todos.

Maria Helena rompeu imediatamente seu romance e tentou resgatar de todas as formas o seu casamento e o respeito de seus filhos.

O relacionamento durou em paz por mais 5 anos, até que Oswaldo pediu o divórcio. Foi amigável e até hoje eles continuam tendo uma relação cordial.

Seu filho passou por um processo delicado, afinal, receber do destino tamanha revelação quando se é muito jovem, não é simples . Mas aos poucos Maurício tem conseguido desmitificar a figura materna e compreender que como nada acontece sem querer, toda esta revolução, pode sim ter uma consequencia feliz.

Para Natalia, crescer tem lhe feito entender Maria Helena. Como mulher, percebe o quão estamos propensos a uma situação como esta, digamos, que contraria o que se espera de uma mãe de família da classe média brasileira. Afinal estamos suscetíveis as armadilhas do amor, da luxuria, dos sentimentos bons e dos mais tenebrosos pertinentes a alma humana.

Quem ainda busca o perdão de si mesma é Maria Helena. Depois de Carlos nunca mais foi tocada por outro homem. Na sobrevida de seu casamento, o sexo não teve mais espaço.

Sem depositar nenhuma expectativa no destino de seu coração, essa mulher vai aos poucos se dedicando a reconstruir seu amor próprio, abalado por um encontro improvável de seu filho, numa madrugada de verão, em uma boite no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário