segunda-feira, 8 de junho de 2009

Conversa de Elevador

O sobe-e-desce é mais estranho do que pensamos. Não, o assunto deste post não é a crise nas bolsas de valores ou o sexo pós-Viagra, mas uma prosaica invenção sem a qual nossa vida seria muito mais cansativa (e plana!): o elevador.

No prédio em que trabalho, temos dois elevadores, um ao lado do outro. Tirando o térreo, todos os outros andares têm dois botões de chamada, um para subir, outro para descer.

Há coisa de umas semanas, fiquei impressionado com a capacidade que algumas pessoas têm de apertar o botão “errado”, isto é, o de subir quando querem descer e vice-versa. E não só isso, mas quando o elevador pára, a figura ainda pergunta “tá subindo?”, mesmo com o óbvio e sonoro aviso luminoso do lado de fora, com uma seta apontando para cima.

O que se segue é uma cara de decepção de quem queria descer (então por que apertou o botão de subir?!), além da vontade enorme de responder “não, tá descendo, o elevador é que tá de sacanagem com sua cara com essa seta enorme aí do lado de fora!”.

Bem, daí é que esta semana, pude testemunhar a lógica torta que leva algumas pessoas a cometerem este “erro” dos botões.

Chego para pegar o elevador no 4º andar junto com um dos seguranças da casa, que prontamente aperta o botão de subir. Eu, que quero voltar para minha casinha após um longo dia de labuta, aperto o de descer e comento com ele: “bom, você vai subir e eu quero descer...”.

O elevador chega vindo do térreo e com a seta do lado de fora apontando para cima. Deixo o segurança entrar e penso “pra que passear? Vou tomar uma água no bebedouro aqui do lado e pegar ele na volta”. Ele entra e aperta o botão para o andar que deseja ir. Qual não é minha surpresa que a seta “vira” e passa a apontar para descer? Como assim, a figura não tava subindo? Esqueço a água, interrompo o fechamento da porta, entro e faço exatamente esta pergunta para ele.

Aí vem a explicação que me deixou de queixo caído com sua lógica torta: “não, eu apertei o botão de subir porque o elevador estava no térreo e eu queria que ele subisse para me pegar”. Donde se conclui que, se o elevador estivesse num andar acima e ele quisesse subir, ele apertaria o de descer...

Ah, e ainda tem mais: como são dois elevadores, se um estiver acima e outro abaixo, ele apertaria os dois botões e veria qual chegaria primeiro, não interessa se estivesse subindo ou descendo!

E a histórias de elevadores não param por aí. Não podemos nos esquecer dos que ficam apertando insistentemente o botão, como se isso fosse fazer o dito andar mais rápido; os que entram falando no celular e logo atestam “se a ligação cair é porque estou entrando no elevador”, mas ela não cai e a figura passa a gritar sua conversa para compensar o mau sinal; os que ficam parados bem na porta, não dando espaço para os outros passageiros passarem para entrar ou sair; os que pegam o elevador para subir ou descer apenas um andar.

Mas tudo isso fica para outros posts. Afinal, eu vim ao mundo a passeio, nem que seja para ficar passeando de elevador...

Por Cesar Baima

4 comentários:

  1. Fofa... como te disse ontem, to de bobeira aqui no trabalho... então resolvi passear por aqui.. mas tb não posso ficar rindo desse jeito né Claudinha?! Assim não dá.rs. Essa do elevdor é ótima.. nãotem como não se identificar. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. verdade! é excelente, querida! amei tb. eu sou daqueles que no fundo, no fundo, penso que o elevador podia subir para me pegar...hahahahaha. beijao, linda!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, e aproveitando o gancho aqui no meu trabalho estão reformando os elevadores e agora no hall tem 4 botões, dois para subir e dois para descer, imaginem a confusão, pois um painel serve aos dois elevadores que foram reformados e o outro serve ao antigo que ainda funciona. Caos e frustação tem povoado a cabeça dos que ainda não se acostumaram com essa nova versão.Rsrsrsrs. Parabéns Cesinha!!!

    ResponderExcluir
  4. Claudinha, amei te ver hoje, estava com saudades!! No Argentina nao tem botao, vc digita o andar e o elevador te informa em qual portinha vc tem q entrar! Nesse predio os segurancas nao se criam!!! hihihihihihihihi To esperando o happy no ovelha. Bjs!!

    ResponderExcluir